Hábitos sustentáveis para bebês: responsabilidade vem de berço.

Pensar em hábitos sustentáveis para bebês pode parecer precoce. Mas, nada mais justo do que brindar uma nova vida, um novo ser que habita nosso planeta, com possibilidades de um mundo mais justo, saudável e equilibrado. E mais: já sabemos que quanto mais cedo os hábitos sustentáveis são introduzidos, mais chances de serem absorvidos pelas pequenas vidinhas em crescimento.

hábitos sustentáveis para bebês

Dito isso, listamos alguns hábitos sustentáveis para bebês que vão fazer toda a diferença na sua vida e, claro, na do seu filhote. Para você que está a espera ou que já tem seu neném e até mesmo para quem está começando a planejar.

 

Hábitos sustentáveis para bebês

 

Fralda

Quando se fala em bebês, a primeira coisa que vem a cabeça é: fralda. Fica difícil acreditar que esse seres tão pequenininhos e fofos são grandes geradores de lixo, né?! A fralda é questão primordial quando falamos sobre hábitos sustentáveis para bebês, sendo importante ter consciência de seu impacto na hora da escolha.

Vendidas como opções práticas, as fraldas de plástico são relativamente novas. Popularizadas nos anos 60 pela Pampers, tirou de cena as fraldas de pano sob argumento da maior facilidade oferecida. No entanto, a conveniência da fralda descartável é questionável, já que seu impacto ambiental – da fabricação ao descarte – é enorme.

hábitos sustentáveis para bebês

 

Dados:

Composta essencialmente de plástico derivado do petróleo, combustível fóssil não renovável.

Produtos químicos que inibem cheiro e colorem podem ser tóxicos a longo prazo.

Taxa de reciclagem é baixa, acabando em aterros sanitários.

Leva de 250 a 500 anos para se degradar. Do nascimento ao desfralde – período de 2 a 3 anos – uma criança usa aproximadamente 7000 fraldas.

 

Levando os dados em consideração, já existem opções mais sustentáveis à fralda descartável. É o caso da fralda de pano e da fralda biodegradável.

O uso da primeira é logo visto como um retrocesso, porém, as fraldas de pano atuais são modernas, mais práticas e fofas! Esqueça o alfinete e pense em velcros e botões no fechamento. Além disso, alguns modelos possuem revestimento interno removível, otimizando as lavagens. Uma fralda de pano bem cuidada pode ser reutilizada até 100 vezes, sendo assim, não só uma economia de dinheiro, mas também, uma diminuição da demanda e descarte de fraldas de plástico. A Nós e o Davi e a Dipano são marcas nacionais que fazem fraldas ecológicas superfofas, vale conferir!

hábitos sustentáveis para bebês

Mas você pode estar se perguntando se o impacto das lavagens diárias de fraldas de pano compensa. A resposta é sim! Ainda que haja um aumento no consumo de água para lavagem, o impacto ainda é menor do que o causado pelas fraldas plásticas.

Já as fraldas biodegradáveis mantêm a praticidade da fralda descartável. No entanto, sua produção é feita a partir de materiais naturais renováveis, garantindo, assim, menos tempo no ambiente até se degradar naturalmente. A Herbia Baby é a primeira marca nacional a investir no segmento.

hábitos sustentáveis para bebês

A verdade sobre as fraldas é que, infelizmente, nenhuma opção tem impacto zero. Dessa forma, na hora de pensar em hábitos sustentáveis para bebês, é importante levar em conta a opção menos prejudicial. Sabemos que os papais e mamães precisam de praticidade no dia a dia e muitos podem se sentir desanimados em aderir à fralda de pano. Por isso, propomos que, pelo menos, busquem um equilíbrio no uso da fralda plástica. Que tal restringir seu uso aos passeios e viagens e no restante do tempo investir na fralda de pano? É uma reflexão a ser feita. E uma muito importante!

 

Limpeza

Os produtos de higiene convencionais também devem ser repensados na hora de introduzir hábitos sustentáveis para bebês. Os famosos lenços umedecidos podem ser fonte de alergias para a pele do bebê não acostumada com produtos químicos. Um opção é lançar mão do bom e velho algodão com água.

hábitos sustentáveis para bebês

Além disso, os cotonetes comuns utilizados nos cuidados com o umbigo podem ser substituídos por opções com haste biodegradável.

hábitos sustentáveis para bebês

Importante ressaltar que as fraldas de pano e ecológicas não irritam tanto a pele do bebê, diminuindo, assim, o risco de assaduras, sendo, então, menos necessário o uso de pomada, que pode ficar restrito às situações em que de fato @ [email protected] estiver com alguma assadura e não como prevenção.

 

Lembrancinhas

Seja na maternidade ou nas festinhas de aniversário, as lembrancinhas conseguem passar de um gesto gentil para um grande problema em um piscar de olhos. É essencial refletirmos e nos afastarmos do que está convencionado na hora de uma mudança de atitude.

Em primeiro lugar, é importante ressignificar esse pequeno presente oferecido. As lembrancinhas viraram uma obrigação que quase nunca tocam verdadeiramente quem as recebe, ficando, quase sempre, esquecidas pelos cantos da casa ocupando espaço.

hábitos sustentáveis para bebês

Que tal trazer um novo olhar para as lembrancinhas que oferecer na maternidade ou no chá de bebê, começando o ciclo de hábitos sustentáveis para seu bebê, com mais propósito envolvido?

Os comestíveis são sempre boas opções de lembrança. Feitos para serem consumidos na hora, dificilmente sobreviverão por muito tempo em casa. Lembre-se de deixar para lá o plástico e investir em embalagens de papel, tecido e vidro.

hábitos sustentáveis para bebês

Outra opção legal e cheia de significado é dar sementes ou mudinhas de plantas. Nada mais especial que comemorar o bebê que chegou em sua vida, ofertando ainda mais vida!

hábitos sustentáveis para bebês

 

Enxoval

Quem resiste às fofuras que são as roupinhas de bebê? É uma peça mais linda que a outra e, se nos deixarmos levar pela emoção, parece que “precisamos” de tudo. Mas, sabemos bem o quão rápido as crianças crescem, não é? Bebê, então… e assim, uma grande parte das roupinhas compradas no calor do momento não são sequer usadas.

hábitos sustentáveis para bebês

A parcimônia na hora de montar o enxoval é um dos mais importantes hábitos sustentáveis para bebês. O frenesi que tomou conta desse momento leva ao consumo compulsivo e irresponsável de listas de enxoval arbitrárias e exageradas.

Sabendo que muita roupinha fofa já foi produzida e pouquíssimo usada, vale a pena investir em um enxoval de segunda mão e deixar para comprar somente o que ficar faltando. E até mesmo algo bem lindo e fofo que se apaixonar pelo caminho, só que com responsabilidade. Seu bolso vai agradecer e sua consciência também.

hábitos sustentáveis para bebês

Tem muita coisa legal e novinha no nosso acervo infantil, a Ararinha. Temos certeza que você vai se apaixonar! Só toma cuidado para não querer tudo, tem muitos papais e mamães para dividir! 😉

hábitos sustentáveis para bebês

Falar sobre hábitos sustentáveis para bebês abre um campo vasto, um verdadeiro universo à parte a ser levado em consideração. Por isso, vamos pensando e conversando, sempre buscando as soluções que nos levam para mais perto do equilíbrio.

 

E você? O que pensa sobre hábitos sustentáveis para bebês? Conta pra gente nos comentários!

 

Leia também: Sustentabilidade para crianças: como criar adultos conscientes

 

Deixe um Comentário

Entre em contato!

Envie uma mensagem que responderemos o mais rápido possível.

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar