Natal sem lixo

Um Natal sem lixo é possível. Claro, exige uma série de considerações e mudanças de hábito, mas não é uma tarefa inalcançável. Com muito reaproveitamento e atitudes fora da caixa, podemos transformar as festas de Natal e Ano Novo em eventos mais sustentáveis. E no embalo ainda aproveitamos para incluir atitudes mais amigáveis com o nosso planeta para as resoluções para o novo ano que chega!

Confira nossas dicas 😉

#1 Diga adeus aos descartáveis

O primeiro passo para um Natal sem lixo é se livrar de tudo aquilo que usamos uma vez e depois jogamos fora. Muita gente opta por usar copos, talheres e pratos descartáveis para facilitar na hora da limpeza depois das festas de Natal e Ano Novo, mas já pensou a que ponto essa praticidade prejudica o planeta?

Se você não tem louça suficiente para servir todos os convidados, que tal pegar emprestado? Ou, se o problema for a lavagem dos pratos, será que os convidados não podem retribuir a recepção com o cuidado com a louça? Se cada um lavar o seu próprio prato e utensílios, não dá tanto trabalho, não é mesmo?!

Já que ainda não seguimos o exemplo da França, onde a venda de pratos, copos e talheres descartáveis é proibida, podemos, cada um, fazer a nossa parte para reduzir o consumo e descarte desse tipo de material. Vai, planeta!

#2 Pra que tanto embrulho?

Todo ano, depois das festas de Natal, as lixeiras ficam abarrotadas de caixas, papeis, fitas e muito, muito plástico. Vamos fazer diferente este ano?

Se for comprar seu presente em lojas, peça à pessoa que te atender para usar o mínimo de embrulho possível — em lojas de roupa, por exemplo, é comum envolver a peça de roupa em um papel, colar as pontas com um adesivo, colocar a peça em uma caixa e a caixa em uma sacola. Não precisa de tudo isso, principalmente quando sabemos que o destino final de todos esses materiais será a lata de lixo.

Outra alternativa, com mais personalidade e reaproveitamento, é fazer o seu próprio embrulho. Resgate papeis de presente do ano passado, procure pedaços de fita pela casa (ou peça aos amigos que façam uma limpa nas gavetas), reaproveite materiais como jornal e outros tipos de papel, caixas de papelão, que podem ser usadas do lado avesso… aí é o momento de usar a criatividade!

Pra te ajudar, separamos algumas ideias do nosso Pinterest, confere aqui:

Embrulhos de jornal e papel. Via: Pinterest da Arara.

#3 Lixo no lugar certo

A gente sabe que um Natal sem lixo é uma tarefa difícil de alcançar, então, para minimizar nosso impacto, a redução e o descarte correto são as palavras-chave nas datas festivas.

Lugar de lixo é no lixo, mas cada resíduo tem o seu lugar certo. Lixo orgânico deve ir para um lugar e os recicláveis, para outro.

Se você ainda não faz compostagem, essa pode ser uma das suas metas sustentáveis para o ano que vem. A compostagem é uma forma lixo zero de descartar os resíduos orgânicos e o resultado ainda gera adubo para suas plantas crescerem fortes e felizes. Você pode comprar uma composteira pronta, fazer a sua própria ou buscar serviços, como o do Ciclo Orgânico, que retira seu lixo em casa.

Tudo o que for reciclável — embalagens de papel, plástico, alumínio, etc. — devem ir para a coleta seletiva. Procure saber no seu prédio ou bairro como é feito esse tipo de coleta e comece a dar o destino correto para o lixo reciclável.

#4 Consuma localmente

Outro passo importante para um Natal sem lixo é pensar naquilo que vai à mesa. Em geral, nas festas de fim de ano consumimos uma porção de coisas que não são típicas da nossa região: uva passa da Califórnia, espumantes franceses, azeites da Espanha e Portugal… fora os itens do dia a dia que às vezes viajam quilômetros até chegarem à nossa despensa.

Os produtos locais, além de mais frescos, necessitam menos tempo de transporte, e geralmente utilizam menos embalagem, o que resulta em um volume menor de lixo e desperdício. Quando reduzimos o transporte, também diminuímos as emissões de carbono na atmosfera. Isso sem contar que o consumo de produtos da sua região fomenta a economia do seu bairro e cidade, e colabora com pequenos produtores, melhorando a renda de diversas famílias.

Que tal tentar fazer diferente esse ano?

#5 Decoração sustentável

Uma decoração sustentável não significa que você necessariamente precise fazer uma árvore de Natal com garrafas PET ou algo do gênero, mas, sim, repensar o tipo de decoração que temos o hábito de usar.

Em geral as decorações prontas que encontramos à venda por aí envolvem muito material sintético e plástico, e costumam ser objetos pouco duráveis e de qualidade duvidosa. Para um Natal sem lixo, que tal fazer do reaproveitamento uma regra? Use aquilo que você já tem e crie aquilo que precisa a partir de objetos já existentes — a prática do upcycling!

A gente te dá algumas ideias, saca só:

Origamis dão lindos enfeites para árvores de Natal, que pode ser uma planta na sua casa, e não aquelas de mentira. Faça enfeites de papel e guarde para usar no ano seguinte. Via: Pinterest da Arara.

Ideias de décor para um Natal sem lixoGuirlandas de cápsulas de café, biscoitos e pinhas. Via: Pinterest da Arara.

Mais ideias de decor! Via: Pinterest da Arara.

Leia mais: Upcycling: como dar vida nova a objetos em desuso

#6 Reaproveite o que puder

Nas festas de fim de ano o desperdício rola solto, mas não precisa ser assim. Além de reaproveitar materiais para decoração e embrulhos, você também pode se planejar para não deixar nada estragar depois da comilança do Natal e do Ano Novo.

Uma forma de fazer isso é reaproveitar os restos para criar novas receitas. As sobras das carnes podem incrementar saladas e massas, as frutas podem virar geleias e bolos. Veja o que sobrou e peça ajuda ao santo Google para achar a receita perfeita para você!

Outra sugestão é preparar marmitinhas com as sobras e distribuir para pessoas que têm fome na rua. Que tal aproveitar o momento e doar uma roupa que não usa mais junto com a marmita?

#7 Repensando os presentes

Nossa última dica para um Natal sem lixo é sobre presentes. Nossa sociedade é muito pautada nos bens materiais e frequentemente os presentes são dados como uma obrigação social. Vamos quebrar esse ciclo e presentear com significado?

Pense bem na pessoa que deseja presentear. Do que ela gosta, do que ela precisa? Às vezes uma carta carinhosa é muito mais valiosa do que uma roupa do shopping. Uma geleia ou uma caixa de cookies preparados por você também pode dizer muito mais do que um objeto qualquer. Também podemos presentear momentos. Não há nada mais precioso do que o nosso tempo, por isso, que tal dedicá-lo a alguém que você ame? Ofereça um passeio, uma massagem, um piquenique, um momento de qualidade com quem você gosta. Experiências valem mais que coisas <3

Leia mais: Presentes sustentáveis para um Natal com propósito

Um Natal sem lixo é possível

De pouquinho em pouquinho podemos mudar nossos hábitos e crenças em prol de um dia a dia mais sustentável. Se cada um fizer sua parte, juntos podemos diminuir os impactos que causamos no meio ambiente. Um Natal sem lixo é, sim, muito difícil, mas se fizermos um esforço para diminuir os resíduos nessa época dada a excessos de consumo e muuuuito desperdício, já será um golaço. O blog Um ano sem lixo pode ser uma boa leitura para incluir novos hábitos na rotina.

E aí, tem mais alguma sugestão para um Natal sem lixo? Conta pra gente como você faz em casa!

Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

Entre em contato!

Envie uma mensagem que responderemos o mais rápido possível.

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar