Sustentabilidade para crianças: como criar adultos conscientes

Tão importante quanto levar uma vida sustentável, é passar a ideia adiante. Quando falamos de sustentabilidade pensamos em futuro, em garantir um mundo melhor em diferentes aspectos para as próximas gerações. Mas, não dá para trabalhar sozinho, né?! Nada mais justo que incluir os pequenos, já que serão os maiores beneficiados. Se você tem dúvidas de como introduzir o assunto sustentabilidade para crianças, nós temos algumas ideias aqui!

 

Atitudes sustentáveis para crianças: envolvendo os pequenos

Como sabemos, crianças repetem as atitudes dos pais. Se você não age de forma sustentável, como pode querer que seu filho o faça? Pais e mães são os primeiros exemplos e os mais importantes. Então, o primeiro passo, antes de ensinar sustentabilidade para crianças, é ser um/a pai/mãe sustentável.

A brincadeira é uma ótima forma de a criança aprender, além de muito eficiente. É uma maneira de elaborar e entender as coisas da vida de uma forma leve. Por isso, esqueça as aulas, os dados, as regras e obrigações.  Coloque as crianças para botar a mão na massa e aprender a ser sustentável na prática e de forma divertida.

Natureza

Crianças com pouco ou nenhum contato com a natureza tem mais dificuldade de acessar a necessidade e o prazer de preservá-la. Tire as crianças da frente da televisão, tablets e telefones e leve-as para curtir os dias ao ar livre. Mostre a elas a importância da natureza através da experiência: a sombra de uma árvore, o frescor da água, a leveza do ar puro, o prazer de correr na grama, o cheiro das flores e o canto de um passarinho, por exemplo. Uma inciativa superlegal é a do Instituto Moleque Mateiro, que promove atividades como trilhas e acampamentos para famílias que desejam esse contato com a natureza. E o melhor, acompanhados de educadores ambientais e especialistas. Vale conferir!

sustentabilidade para crianças

Economia

Hábitos como apagar as luzes, economizar água e produzir menos lixo podem virar gincanas no dia a dia com contagem de pontos e quadro de estrelinhas. Experimente deixar a tarefa de separar o lixo para reciclagem com as crianças uma vez ou outra, assim como limpar a casa. O senso de responsabilidade vai fazer com que pensem antes de bagunçar, sujar e gerar lixo.

sustentabilidade para crianças

Comida

É importante mostrar para a criança todo o processo e trabalho envolvidos para que a comida dela chegue à mesa. Inclua, então, os pequenos na concepção da lista de compras, leve-os ao mercado, mostre valores e estimule-os a pensar em quantidade x necessidade. Assim, as crianças passam a ser mais consciente e responsáveis em relação à comida, evitando desperdícios.

sustentabilidade para crianças

Outra ideia legal é fazer uma hortinha em casa. Dessa forma, as crianças não só entram em contato com a natureza, colocando a mão na terra e cuidando, como também podem comer aquilo que plantaram. Sem dúvida, uma experiência muito rica!

sustentabilidade para crianças

Roupas e brinquedos

Quando falamos de sustentabilidade para crianças, não podemos esquecer dos brinquedos, né?! Já percebeu o quanto eles têm hoje em dia? É tanta coisa que não conseguem dar conta, muito menos valor. Faça, então, um acordo para que, quando novos brinquedos entrarem, outros saiam. Assim, eles aproveitam e valorizam mais o que têm e ainda praticam, desde cedo, o desapego.

Outra ideia é estimulá-los a produzir seus próprios brinquedos. Use materiais que seriam descartados como rolo de papel, garrafas, tampinhas de garrafa, caixas de suco e de leite para fazer uma oficina. Dessa forma, eles podem construir o que quiserem, do jeitinho que desejarem, praticando o reaproveitamento. Fora que só o ato de construir já vai ser pura diversão!

sustentabilidade para crianças

Já quando o assunto é roupa, é um verdadeiro desafio pensar em sustentabilidade. Eles crescem rápido demais, rasgam, furam e mancham as peças que vão se acumulando no guarda-roupa, quando não viram descartáveis. Uma ideia aqui é fazer upcycling com as peças danificadas e reutilizá-las como roupas de brincar.

Quanto às roupas novinhas que só foram usadas poucas vezes e agora já não cabem no seu bebê, dê a chance de elas fazerem outra criança feliz. O mercado de segunda mão é uma ótima saída para aumentar a vida útil das roupas infantis e não gastar muito dinheiro. Se sustentabilidade é papo de criança, brechó também é! Aqui na Arara, fazemos nossa parte com a Ararinha.

sustentabilidade para crianças

 

Sustentabilidade para crianças: Benefícios para você e para eles

Crianças conscientes se tornam adultos conscientes

Valorização da vida como um todo

Senso de responsabilidade

Exercício de empatia

Economia nas contas

Ajudinha nas tarefas de casa

Não devemos subestimar as crianças e seu poder de entendimento. A verdade é que, na maioria das vezes, elas são mais capazes do que os adultos de absorver um conceito e incorporar atitudes. Livres de condicionamentos e censuras, os pequenos podem ser muito empáticos e dedicados.

Além de ser importante para o planeta e para as relações humanas, a sustentabilidade traz um ponto de vista mais saudável para a vida de qualquer indivíduo. Ao introduzir a sustentabilidade para as crianças, além de criar pessoas mais conscientes, você estará dando ferramentas poderosas para eles lidarem com os desafios do futuro.

Mais [email protected] para introduzir a sustentabilidade para crianças na sua casa? Lembre-se de aproveitar enquanto eles estão pequenos para plantar essa semente e, mais tarde, vê-los colher os frutos de suas boas ações. Eles, sem dúvida, serão gratos a você por essa possibilidade!

Então, qual atitude sustentável seus pequenos já colocam em prática? Conta pra gente aqui nos comentários!

Leia também: Resoluções sustentáveis para um 2019 mais consciente

Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um Comentário

Entre em contato!

Envie uma mensagem que responderemos o mais rápido possível.

0

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar